sexta-feira, 23 de junho de 2017

Torta de Geleia (versão da Linzer Torte)



Uma das coisas que mais aprecio em viagens é entrar em livrarias, lojas de cozinha e supermercados. (já falei um pouco sobre isso em um outro post... 😊)

Amo conhecer ingredientes novos e pensar em como combiná-los com os ingredientes que temos aqui. E, sempre que posso, e que a língua do país me permite, trago também livros de receitas. Acredito que através dos sabores conseguimos reviver um pouco das experiências vividas.

Às vezes também encontro livros por aqui, que me remetem imediatamente a um local em que já estive. Com este livro (Ein kulinarisches Rendezvous mit Österreich, 100 erlesene Rezepte, Renate Sommer) foi assim. Ao folheá-lo, lembrei de uma viagem em que visitei Salzburg, uma das cidades que mais gosto. Lá, além de passear, de me perder por ruelas estreitas, de tentar entender as pessoas em uma língua que não domino, ouvir sinos e visitar igrejas, ir a museus e concertos, apreciar os logotipos das lojas trabalhados em metal (característica ainda da idade média), também passei algumas horas sentada em seus deliciosos cafés, provando bolos deliciosos, bebendo chocolates quentes ou cafés, e apenas observando a vida passar pela janela.

Hoje divido com vocês uma torta bem típica de lá, que é a Linzer Torte. Entre outros ingredientes, a massa leva farinha de amêndoas e manteiga, o que torna a textura muito boa.

E, para mim, que não gosto de doces muito doces, a camada de geleia, não muito doce e até um pouco azedinha, casa muito bem com a massa.

Torta de Geleia (versão da Linzer Torte)

(um pouquinho adaptada daqui: Ein kulinarisches Rendezvous mit Österreich, 100 erlesene Rezepte, Renate Sommer)


Ingredientes
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200g açúcar refinado
200g farinha de amêndoas
1 colher (de sopa) de Kirschwasser (Aguardente de cereja)
Casca ralada de 1 limão
2 pitadas de cravo em pó
½ colher (de chá) de canela em pó
200g de farinha de trigo
1 clara
320g de geleia de frutas vermelhas ou de damascos (com pouco ou nenhum açúcar) comprada pronta
1 gema

Modo de Fazer
Corte a manteiga (que deve estar em temperatura ambiente) em pedacinhos e coloque-os na tigela da batedeira. Acrescente o açúcar e bata até ficar um creme esbranquiçado. Adicione a farinha de amêndoas e bata mais um pouco. Coloque então a Kirschwasser, a casca de limão ralada, o cravo e a canela e bata (ainda na batedeira) para misturar bem os ingredientes.
Retire a tigela da batedeira e adicione a farinha de trigo, mexendo bem com uma colher, até que ela seja totalmente incorporada à massa. (Nesta etapa eu não uso mais a batedeira)
Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Unte levemente com manteiga e enfarinhe uma assadeira de abrir de 24cm. (usei uma com Tefal)
Coloque o forno para esquentar a 160C.


Em uma superfície enfarinhada, abra a massa, corte um círculo de 24cm de diâmetro, e forre com ele o fundo da assadeira já untada e enfarinhada. (Não coloque a massa nas laterais da forma)

Com parte da massa restante, faça um rolinho de mais ou menos 1 cm de diâmetro, com comprimento suficiente para dar a volta toda na forma. Use a clara batida para grudar este rolinho à massa que já foi colocada no fundo da assadeira, contornado a forma, de maneira a formar uma borda. (veja figura ao lado) Pressione levemente com os dedos para que esta borda fique achatada e baixinha (da espessura da camada de geleia que será colocada). Com a geleia preencha todo o centro da torta, deixando a borda sem geleia.

Com a massa restante decore a parte de cima da torta. Eu fiz estrelinhas de vários tamanhos, mas a receita tradicional é com tiras de massa dispostas em xadrez, e cortadas com cortador de massa de pastel.

Pincele a massa (e não a geleia!) com a gema e leve ao forno a 160C por 20 a 30 minutos (deve ficar dourada).
Sirva em temperatura ambiente.

Dicas

Para forrar o fundo da forma, usei um pouco menos de 2/3 da massa.
Se, ao transferir a massa da superfície enfarinhada para a forma ela se quebrar, coloque-as na forma e, cuidadosamente pressione a massa para que ela grude de novo. Isso não deve interferir na torta depois de pronta. (aconteceu comigo)
Se sobrar um pouco de massa, corte e asse como bolachinhas. Fica uma delícia!








2 comentários:

  1. Deu água na boca
    Ficou mais bonita com as estrelinhas!!
    Vou fazer em casa

    ResponderExcluir
  2. oi Luciana! Acredito que você irá gostar muito! Depois me fala. bj,

    ResponderExcluir