segunda-feira, 5 de junho de 2017

Strogonoff de Frango



Normalmente, nos fins de semana e feriados, tento fazer alguma receita que a família está com vontade de comer. Acho uma delícia os almoços de domingo. É o momento de estarmos juntos, conversarmos sobre a semana, deixarmos os celulares de lado, e, se o tempo permitir, aproveitarmos um pouco a varanda! Amo! Assim como amo assistir séries de TV à noite com eles.

Neste domingo fiz Strogonoff de Frango, a pedido do meu filho. E, ao invés de usar catchup, optei por um molho de tomates feito em casa. O sabor ficou muito bom! Só precisa tomar cuidado com o sal, porque o catchup é meio adocicado e o molho de tomates salgado.

Como acompanhamento, sugiro arroz branco, batata palha e brócolis cozido, passado no alho e óleo. Bom apetite!

Strogonoff de Frango

(receita minha)

Rendimento: 04 porções

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 cebola média cortada em pedaços bem pequenos
2 dentes de alho passados pelo espremedor de alho
650g de peito de frango limpo e cortado em pedacinhos
1/4 de xícara de vinho tipo Madeira, ou vinho branco
6 colheres de sopa de molho de tomates (ver abaixo)
3 colheres de chá de mostarda
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco (ver dicas)
120g de cogumelos em conserva, fatiados
Sal a gosto (ver dicas)

Modo de Fazer
Coloque a manteiga em uma panela média. Leve a panela ao fogo médio/baixo para derretê-la. Adicione a cebola picadinha e deixe fritar um pouquinho, até que murche um pouco.  Coloque então o alho e deixe fritar por alguns minutos, até perceber que ambos estão bem fritos (não deve ficar escuro). Coloque o frango e mexa bem, para que ele frite um pouco e absorva o gosto dos temperos. Quando os pedacinhos de frango começarem  a ficar esbranquiçados, despeje o vinho, e deixe ferver, até reduzir, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Coloque então o molho de tomates e a mostarda. Mexa para misturá-los bem e então despeje o creme de leite fresco e adicione os cogumelos fatiados. Coloque o sal a gosto,  mas com cuidado,  pois o molho de tomates já é salgado. Deixe ferver por uns 10 minutos, em fogo baixo, até que o strogonoff esteja encorpado, sempre mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Sirva com arroz branco, batata palha e brócolis.

DICAS

* Use creme de leite fresco e não creme de leite em lata, porque o creme de leite em lata talha ao ferver.
* Durante todo o cozimento, mantenha o fogo entre médio/baixo para não queimar e mexa de vez em quando.
* Cuidado com o sal, porque o molho de tomates já é salgado.


Molho de tomates ao sugo

(receita minha)


Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1/2 cebola branca picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho passados pelo espremedor
1 lata de tomates inteiros,  sem pele, cortados em pedacinhos (não descarte o caldo de tomates que fica na lata pois vamos utilizar no molho)
Opcional: 1 amarradinho de temperos (ver dicas)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de açúcar

Modo de Fazer
Em uma panela coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola picadinha e deixe fritar um pouquinho, até que murche um pouco.  Coloque o alho e deixe fritar por alguns minutos, até perceber que ambos estão bem fritos (não deve ficar escuro). Acrescente o tomate picadinho e o caldo que estava na lata. Junte o amarradinho de temperos e mexa bem. Tempere com sal, pimenta do reino e o açúcar. Tampe parcialmente a panela e deixe ferver, em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Assim que o molho estiver cozido, e os tomates bem macios, já desmanchando, desligue o fogo, descarte o amarradinho e, com cuidado, passe o molho por uma peneira grossa para deixá-los mais homogêneo (ver dicas).

Volte o molho peneirado para a panela. Cozinhe mais um pouco em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até apurar e ficar grosso. Ajuste o sal, se necessário.
  

DICAS

* Para o amarradinho de temperos eu uso: 2 raminhos de salsinha fresca (use somente a parte com folhas e descarte as hastes compridas que normalmente vêm junto), 2 raminhos de orégano fresco, e uma haste de cebolinha verde (só a parte verde). Junte tudo, dobre um pouco para facilitar, e amarre com um barbante. Serve para dar gosto e facilita a retirada dos temperos ao final do cozimento.
* Ao peneirar o molho, use uma peneira grossa. Vá passando o molho aos poucos, com cuidado, pressionando bem o molho com a ajuda de uma colher para extrair tudo que seja possível. Praticamente só descarto as sementes, pedacinhos de alho e algum restinho de pele dos tomates que tenha ficado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário