sexta-feira, 28 de julho de 2017

Quiche de queijo com bacon




Em uma época onde a internet não existia, os cadernos (e os poucos livros) de receitas eram a forma de registro usada pelas pessoas para tudo aquilo que era feito em suas cozinhas. No caderno da minha avó tem de tudo, desde bolos, tortas, doces e assados, até licores ou mesmo receitas de xaropes. Os cadernos traziam receitas de família, passadas de geração em geração, e eram cuidadosamente guardados.

Quando se queria uma receita, o jeito era  pedir para quem a havia feito, e, nem sempre se conseguia. Hoje, com uma simples busca na internet, encontramos como fazer quase tudo. Várias versões das receitas estão disponíveis e é possível, através delas, chegar à sua versão favorita. Os blogs acabaram virando um caderno de receita aberto e já acessíveis a muitas pessoas. Mas, os mistérios dos cadernos antigos ainda me fascina, e, ao ler o livro "Minha mãe fazia", da Ana Holanda, que ganhei de uma amiga, me dei conta de que esta atração por cadernos e receitas antigas não é só minha. Para quem gosta, recomendo a leitura.

Bem, falando em cadernos e livros, herdei da minha mãe não apenas o caderno de receitas da minha avó, como também a sua coleção de livros do Açúcar União. Em um dos livros do Açúcar União certa vez encontrei uma vez esta receita de quiche Lorraine, que repito sempre, pois é realmente muito gostosa. Como mudei a quantidade de bacon da receita original do livro, optei por chamá-la de quiche de queijo com bacon, e não quiche Lorraine.

A combinação de uma massa crocante e fininha, com um recheio saboroso é deliciosa. Ela serve tanto para um lanche da tarde, como para um almoço (acompanhada de uma saladinha é deliciosa!), ou mesmo para uma reunião de amigos. Fim de semana chegando... pode ser uma ótima opção!

Quiche de queijo com bacon

(quase nada adaptada daqui: Coleção União - volume 3, Festas e Férias, Quiche aos três peixes e Massa básica)


Ingredientes - Massa
200g de farinha de trigo
100g de manteiga cortada em pedacinhos
1 ovo pequeno
1/4 de colher (de chá) de sal
1 e 1/2 colher (de sopa) de água gelada

Ingredientes - Recheio
85g de bacon cortado em pedacinhos
1 colher (de sopa) rasa de azeite
150g de queijo Gouda ou Gruyère
2 colheres (de sopa) rasas de farinha de trigo (se preferir um recheio mais firme use 3)
500g de creme de leite fresco
4 ovos
sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto

Modo de Fazer - massa

Em um processador coloque a farinha e a manteiga e bata até formar uma farofa grossa. Acrescente o ovo, o sal e a água e bata, usando a função "pulsar" até começar a formar uma bola. A massa não deve ser muito trabalhada. Retire a massa do processador, embale com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Aqueça o forno a 180°C.

Unte e enfarinhe uma assadeira de 27cm.(veja Dicas)

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo, e coloque-a na assadeira já preparada. Fure a massa com um garfo e coloque por cima papel manteiga, e, sobre o papel, coloque arroz cru (para servir de peso- veja dicas), ou pesos de cerâmica, específicos para assar massas.

Pré-asse a massa da torta por apenas 15 minutos. Retire a assadeira do forno. Tire então o papel e o arroz (ou os pesos) e reserve. (a massa ainda não está totalmente assada neste ponto da receita, pois ainda voltará para o forno)

Modo de Fazer - recheio
Frite o bacon, que deve ser cortado em pedacinhos, com uma colher de sopa de azeite, até que fique levemente frito (não deve ficar escuro). Despreze o azeite que ficar na frigideira e separe apenas o bacon, colocando-o sobre uma folha de papel-toalha para absorver a gordura e deixá-lo mais sequinho. Reserve.

Rale o queijo Gouda ou Gruyère com o ralo grosso do ralador. Reserve.

Em uma tigela pequena, coloque a farinha de trigo e, aos poucos, vá acrescentando metade do creme de leite fresco (veja dicas), mexendo bem após cada adição para dissolver totalmente a farinha.
Em outra tigela, bata os ovos e acrescente a outra metade do creme de leite, batendo bem.
Junte então a mistura dos ovos à mistura de farinha/creme de leite. Bata bem com uma colher para ficar uniforme. Tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada. (veja Dicas)

Aqueça o forno a 180°C.

Montagem da quiche

Sobre a massa pré-assada, distribua o bacon e o queijo. Por cima, com cuidado, despeje a mistura de ovos. Leve ao forno pré-aquecido por 40-45 minutos. Deve ficar dourado por cima.
Sirva imediatamente.



DICAS


* Para que a massa mantenha a forma, deve ser furada com um garfo e assada com algum peso em cima. Até comprar os pesos de cerâmica, eu costumava usar sempre arroz cru. Este arroz pode ser usado depois normalmente. Apenas tenha o cuidado de deixar que esfrie totalmente antes de guardar. Nos dois casos (arroz ou peso), sempre proteja a massa com o uso de papel-manteiga.
*Costumo usar assadeira que não sai o fundo, pois, como a massa é furada com um garfo, pode acontecer de o recheio (que é muito líquido) vazar.
* Usar Creme de leite fresco para o recheio, e não creme de leite em lata.
* Como o bacon e o queijo são salgados, não coloque muito sal no recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário